Meio Ambiente

Nosso negócio gera impactos positivos praticamente imediatos para a sociedade. A partir dos investimentos na ampliação das redes e do tratamento de esgoto, as populações locais vivenciam uma melhora significativa das condições de saúde e de qualidade de vida.

Clique aqui e saiba mais sobre os impactos positivos do nosso negócio

Assegurar a disponibilidade de água para toda a população, com qualidade e segurança, é estratégico para a continuidade e eficiência de nossos negócios. O Plano de Segurança da Água (PSA) é essencial para mapear todo o sistema de abastecimento nos municípios que atendemos, abrangendo desde a captação até a distribuição aos clientes.

O PSA permite identificar riscos e fragilidades e subsidia a priorização de investimentos e planos de ação para oferecer água de qualidade e com segurança à população.

8

municípios que atendemos já têm seus PSAs elaborados ou em andamento

30

barragens com automação dos controles de níveis e pluviometria

38%

do total da energia que consumimos em 2020 foi gerado a partir de fontes renováveis

O Programa de Gestão de Extravasamento de Esgotos tem como objetivo impedir a contaminação do solo e dos corpos hídricos e contribuir para a preservação ambiental. Com essa iniciativa, buscamos evitar impactos ambientais nos municípios que atendemos e preservar os mananciais nos quais captamos a água para o atendimento da população.

As barragens que utilizamos para a captação de água são monitoradas continuamente, para melhoria da segurança e confiabilidade operacional. Implantamos o Plano de Segurança das Barragens e desenvolvemos os Planos de Ações de Emergência (PAE), de acordo com a Política Nacional de Segurança das Barragens.

Em 2020, avançamos em nossa estratégia para aumentar a eficiência do negócio com foco na priorização de energias renováveis para abastecer nossas unidades. Em maio, inauguramos a usina solar do Timon, no Maranhão, que tem capacidade para produzir até 5.000 MWh/ano de energia limpa para as operações das unidades.