BRK Governança para a sustentabilidade

Governança para a sustentabilidade

Nossa companhia é uma sociedade anônima que adota as melhores práticas de governança corporativa e de gestão para o desenvolvimento da estratégia de negócios. Desde 2019, possuímos registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na categoria B, que permite acessar o mercado de investidores para emissões de títulos, mas sem a negociação aberta de ações ou de qualquer tipo de títulos que possam ser convertidos nesses papéis.

A ética e a transparência estão na base da relação que estabelecemos com o mercado financeiro e são garantidas por uma sólida estrutura de governança, políticas e procedimentos de controles internos. Os mecanismos e processos que adotamos viabilizam a tomada de decisão considerando de forma integrada os impactos econômicos, sociais e ambientais sobre o nosso negócio e impulsionando uma visão moderna de gestão apoiada nos pilares ESG (Environmental, Social and Governance).

Nossos valores

O desenvolvimento da nossa estratégia e a realização dos investimentos são direcionados pelo nosso propósito. A condução dos projetos e das atividades, direcionados para a universalização do saneamento, são orientados por valores que expressam nosso compromisso com uma atuação ética e sustentável.

Nosso propósito é transformar a vida das pessoas garantindo água e saneamento de qualidade

Agir com integridade

Trabalhamos em conformidade com nosso Código de Conduta, normas internas, leis e regulamentações. Respeitamos o meio ambiente e toda a nossa cadeia de relacionamento: Clientes, Fornecedores, Poder Público, Funcionários, Comunidades e Acionistas.

Compromisso com o cliente

Trabalhamos pela satisfação e pelo desenvolvimento das pessoas impactadas pelos nossos serviços. Atuamos de maneira positiva e transparente, com foco na construção de um relacionamento em cada interação.

Atuar com segurança

Trabalhamos com a preservação da vida em primeiro lugar. Garantimos um comportamento coerente com o nosso compromisso de prestar um serviço de qualidade, que tem impacto direto na saúde das pessoas e na preservação do meio ambiente.

Garantir a excelência operacional

Prestamos um serviço de qualidade, atendendo às expectativas dos nossos clientes e parceiros de trabalho, buscando soluções eficientes, inovadoras e a melhoria contínua.

Respeito às pessoas

Traduz-se em empatia, tratar cada pessoa como gostaríamos de ser tratados. Criamos oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. Valorizamos a diversidade e a inclusão.

Orientação para os resultados

Honramos compromissos e trabalhamos com foco para superar nossas metas. Reconhecemos que cada um de nós contribui de forma determinante para atingir os objetivos estratégicos da companhia, de curto a longo prazo.

Agenda 2030

A participação de nossa companhia em iniciativas externas, lideradas por organizações reconhecidas no Brasil e internacionalmente, impulsiona o alinhamento da nossa estratégia de negócios à promoção do desenvolvimento sustentável. O compartilhamento de experiências, cases de negócio e discussões no âmbito setorial fortalecem a atuação dos nossos órgãos de governança na identificação de externalidades e oportunidades.

Nosso modelo de negócio permite realizar contribuições diretas para o cumprimento das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos no âmbito da Agenda 2030 – formulada pelos países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) para materializar o desenvolvimento sustentável na próxima década.

Em 2020, nossa companhia aderiu à jornada "Ambição pelos ODS", promovida mundialmente pelo Pacto Global com o objetivo de impulsionar as empresas a definirem metas de negócios alinhadas aos objetivos da Agenda 2030. A previsão é que a iniciativa seja concluída em junho de 2021, viabilizando a integração de tecnologias facilitadoras e modelos de acompanhamento e reporte das metas corporativas formatadas pelos participantes.

No centro da nossa estratégia, que busca a universalização do saneamento nos municípios que atendemos, está o ODS 6 – Água Potável e Saneamento. Outros investimentos e projetos que realizamos conectam-se a outras demandas globais – como a valorização das mulheres no mercado de trabalho (ODS 5) e o combate às mudanças climáticas (ODS 13).

Desde 2018, atuamos como signatários do Compromisso Empresarial Brasileiro para a Segurança Hídrica, proposto pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Essa iniciativa tem o intuito de promover ações, projetos e metas empresariais para a conservação e proteção dos recursos hídricos. Assim, integramos nossos projetos em objetivos estratégicos para promover o uso sustentável da água em toda a nossa cadeia de valor.

Fomos a primeira empresa privada do nosso setor a aderir aos Princípios de Empoderamento Feminino (WEPs, na sigla em inglês), plataforma idealizada pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global

A participação na Rede Brasil do Pacto Global (promovido pela ONU) reforça nosso alinhamento aos ODS e aos princípios universais de respeito aos direitos humanos, preservação ambiental e combate à corrupção e a práticas degradantes de trabalho. O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela ONU para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Somos signatários do Pacto e estamos nos grupos de trabalho e no CEO Water Mandate.

Essa conexão permitiu que nossa companhia apoiasse a elaboração de um estudo sobre o impacto da falta de saneamento na vida das mulheres brasileiras, em especial sobre os aspectos profissionais e de desenvolvimento. A análise, realizada em parceria com o Trata Brasil e Pacto Global, foi apresentada pela nossa CEO em evento da Conferência das Nações Unidas, em Nova York, em 2019.

O Trata Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem o propósito de engajar a sociedade na discussão sobre a importância da universalização do saneamento no Brasil. Além de sermos parceiros, fazemos parte do conselho curador da entidade.

Estrutura de governança

Nossa companhia possui órgãos de governança responsáveis pela avaliação contínua dos planos para execução da estratégia de negócios, observando os resultados alcançados e os mecanismos de gestão de riscos para garantir a geração de valor – em aspectos financeiros e não financeiros – no longo prazo. Executivos com competências complementares e conhecimento do setor de saneamento ocupam posições-chave nessas instâncias de aprovação para liderar a definição e execução dos planos de ação.

Nosso mais alto órgão de deliberação é o Conselho de Administração, cujas atribuições e regimento estão estabelecidos no Estatuto Social e no Acordo de Acionistas da nossa companhia. Ele é composto de sete membros e seus respectivos suplentes, indicados pelos acionistas na Assembleia Geral Ordinária (AGO) para um mandato de dois anos, e podem ser reeleitos.

Em nossa estrutura de governança, dois Comitês auxiliam o Conselho de Administração em seus processos decisórios: o Comitê de Finanças e Investimentos (CFI) e o Comitê de Pessoas e Organização (CPO). Cada uma dessas instâncias consultivas, compostas de seis integrantes cada uma, revisa as matérias encaminhadas para deliberação e emite pareceres que suportam a tomada de decisão.

A Diretoria Executiva é o órgão da governança responsável pela definição e execução do plano estratégico, pelo acompanhamento das metas corporativas e da realização dos investimentos nas unidades. Os executivos são indicados pelo Conselho de Administração e sua atuação é direcionada para garantir a implementação dos planos de ação de forma alinhada aos valores corporativos e ao compromisso com a geração de impactos positivos ESG.

Controles internos

Desde 2018, nossa companhia possui, no contexto das obrigações de seu acionista controlador (Brookfield), um programa de controles internos aderente aos requerimentos da seção 404 da lei norte-americana Sarbanes-Oxley (SOX), focado na prevenção, detecção e correção de qualquer potencial desconformidade relacionada às informações financeiras de nossos negócios.

O Programa SOX mapeou 12 macroprocessos a serem avaliados e, anualmente, avalia em torno de 120 controles-chave para a efetividade operacional do nosso ambiente de negócio. A implementação e a manutenção do programa são atribuições da área de Controles Internos, subordinada à Diretoria Financeira e de Relações com Investidores.

Contamos, ainda, com uma área de Auditoria Interna, que possui reporte administrativo para nossa CEO. Entre suas principais atribuições está a de avaliar, de maneira independente e sistemática, a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controles e governança. Além disso, assessora as áreas de negócio na avaliação de riscos e implementação de controles para garantir o atingimento dos objetivos estratégicos.

Nossa companhia está adimplente com a lei Sarbanes-Oxley (Sox Compliant) desde 2018, sem nenhuma deficiência significativa de controles internos

Programa de Compliance

Nossa companhia está comprometida em realizar todas as suas atividades com os mais altos padrões éticos e de transparência. Nossos valores corporativos orientam a construção de relacionamentos com base na integridade e no cumprimento das legislações e regulamentações a que estamos sujeitos local e globalmente.

Por isso, estabelecemos em nossa governança corporativa um Programa de Compliance alinhado às melhores práticas de mercado e que determina as diretrizes para as relações internas e externas de todos os funcionários, administradores, diretores, conselheiros e acionistas.

Estruturado em 2017, nosso Programa de Compliance promove e fortalece a cultura de ética e integridade e os mecanismos para prevenir, detectar e responder a atitudes ilícitas em toda a nossa companhia – abrangendo a sede corporativa e 100% das unidades.

A área responsável pela gestão do Programa de Compliance responde diretamente à nossa CEO. Sua atuação também é acompanhada pelo Comitê de Ética e Integridade. Entre as atribuições desse Comitê está a deliberação sobre as devidas medidas legais e disciplinares aplicáveis sobre os casos procedentes relatados no Canal Confidencial.

Um dos pilares do nosso Programa são os instrumentos normativos, com destaque para o Código de Conduta Ética Profissional de Funcionários, o Código de Conduta Ética para Fornecedores e a Política Antissuborno e Anticorrupção. Esses documentos estabelecem as diretrizes a serem seguidas por nossos funcionários, administradores, diretores, conselheiros, acionistas e terceiros que de alguma maneira se relacionam com a companhia.

Periodicamente, também são realizados treinamentos e capacitações sobre temas de compliance e que abrangem 100% dos nossos funcionários. Em 2020, por causa da pandemia e do distanciamento social, somente os cursos em formato de palestras virtuais e e-learning puderam ser realizados – aproximadamente 50% dos funcionários (apenas os que têm acesso a e-mails corporativos) concluíram essas atividades.

Como as ações presenciais nas unidades não puderam ser realizadas, buscamos alternativas para manter esse público atualizado. Entre as iniciativas estão a distribuição de um gibi e a realização de um quiz com perguntas sobre diversos pontos do Programa de Compliance.

No âmbito do Programa de Compliance, a comunicação de casos de não conformidade – como denúncias de fraudes, irregularidades e comportamentos inadequados – é realizada por meio do Canal Confidencial. A ferramenta – operada por uma empresa externa e independente – permite a comunicação e a denúncia de suspeitas de práticas antiéticas, ilegais ou inseguras.

Todas as denúncias são recebidas pela companhia e analisadas internamente, sob a coordenação da área de Auditoria Interna. Desde 2017, quando o Programa de Compliance foi implementado, não detectamos a ocorrência de atos de corrupção ou fraude em nossa companhia.

Além disso, para reforçar e fortalecer nosso compromisso com a cultura de ética, participamos ativamente de iniciativas da sociedade civil voltadas para o combate à corrupção e a promoção da integridade nos negócios. Nossa companhia é associada ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e participa do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção.