O acesso a água e esgoto é um direito essencial e fundamental para a dignidade humana, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010. O respeito aos direitos humanos está na base dos relacionamentos que construímos com todos os públicos e, por isso, buscamos valorizá-los e fortalecê-los em toda a nossa cadeia de valor.
Em nossa atuação, fundamentada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, temos o compromisso prioritário com a diversidade e a inclusão. Acreditamos que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, como está escrito no artigo 1º do documento proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948.
Não aceitamos nenhum ato de discriminação ou outro tipo de comportamento que confronte a dignidade humana. Isso inclui a proibição de práticas que configurem trabalho análogo ao escravo, a utilização de mão de obra infantil ou qualquer outra forma degradante de trabalho em nossa companhia e entre nossos fornecedores.
A promoção da diversidade e da inclusão em nossa companhia é uma prioridade que se materializa em ações práticas no dia a dia, construindo e fortalecendo uma cultura de integração e respeito entre as pessoas. O Programa DiversifiK é estratégico para garantir a ampla visibilidade do tema em nossa agenda ESG e a sua inserção nos processos decisórios e de governança.
O Programa DiversifiK possui um comitê executivo próprio, liderado pela CEO e integrado por diretores e outros líderes da companhia. O colegiado acompanha as atividades desenvolvidas pelos quatro grupos de trabalho temáticos, formados por dois líderes e seis integrantes (todos funcionários da nossa companhia), que se dedicam a formatar projetos e ações que ampliem, cada vez mais, a diversidade e a inclusão entre a nossa equipe.
Ter 40% de mulheres em posições de liderança e 30% de mulheres no quadro de funcionários até 2024
Alcançar 56% de contratações de candidatos negros entre as vagas corporativas de estágio em 2021
Posicionar a companhia como referência no compromisso com as causas LGBTQ+ até 2023
Preencher 5% das vagas globais da companhia com PCDs até 2025
Ao longo de todo o ano, o Programa DiversifiK desenvolve iniciativas para ampliar as discussões sobre diversidade e inclusão, aproveitando os canais e plataformas de comunicação existentes. Além disso, os grupos de trabalho contribuem para a definição de metas a serem alcançadas em médio prazo.
Na frente de gênero, por exemplo, concretizamos em 2020 a extensão da licença-maternidade para 180 dias em todas as unidades da companhia e demos continuidade ao alinhamento das iniciativas aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global para incentivar as organizações a promover a igualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho.
Outras ações de destaque realizadas no ano foram o curso de libras para funcionários (PCDs) e o projeto de aceleração de carreira para mulheres negras (Raça), realizado em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, fundado em 2013.
Também aderimos à iniciativa “Equidade é Prioridade”, promovida pelo Pacto Global e que estabelece metas para aumentar a presença feminina em cargos de alta liderança nas companhias. Assumimos o compromisso de ter ao menos 30% de mulheres nessas posições até 2025 (atualmente elas ocupam 25% do quadro de lideranças), alinhando nossa gestão para contribuir para o ODS 5 – Igualdade de Gênero.
Em 2021, temos o plano de desenvolver um censo de diversidade entre nossos funcionários, a fim de construir uma estratégia de engajamento para a temática de Diversidade e Inclusão. O projeto envolve, entre outras etapas, a realização de uma pesquisa quantitativa e entrevistas qualitativas.
Os investimentos em projetos sociais que realizamos são materializados pelas unidades de negócio nos municípios em que atuamos. A estratégia de Investimento Social Privado (ISP) segue uma plataforma comum, estruturada a partir da avaliação de impactos sociais positivos e potencialidades gerados por nosso modelo de negócio e gerenciada de forma centralizada pela área de Sustentabilidade, em nossa sede corporativa.
Em 2020, destinamos um total de R$ 7,3 milhões para incentivar e acelerar projetos de desenvolvimento social. Esse montante soma os investimentos próprios da nossa companhia, financiados e provenientes de leis de incentivo fiscal.
Os projetos patrocinados por meio das leis de incentivo estão previstos para serem realizados em 2021, porque a pandemia dificultou a execução de ações presenciais e de interação com as comunidades locais.
Um dos projetos que apoiamos é o Programa Juntos, ação realizada há seis anos, sob a coordenação da ONG Comunitas, para estimular a melhoria da gestão pública por meio da parceria entre a iniciativa privada, o setor público e a sociedade civil. Desenvolvido em oito cidades do Tocantins, o projeto alcançou resultados expressivos com ações de equilíbrio fiscal realizadas em conjunto com as prefeituras locais.
As iniciativas realizadas permitiram recuperar em torno de R$ 20 milhões com ações de curto prazo (quick wins) nos municípios beneficiados. O Programa ainda mapeou outros R$ 190 milhões possíveis de ser recuperados com ações de equilíbrio fiscal da gestão pública no âmbito municipal.
Oferta de microcrédito O projeto piloto entre a BRK Ambiental e a Water.org permitiu que famílias de baixa renda do Maranhão, do Tocantins e de Santa Catarina alcançassem soluções de microcrédito com foco em ampliar o acesso à água e ao saneamento de qualidade. Um total de R$ 2,4 milhões foi destinado para a ação ainda em fase piloto, beneficiando 822 famílias (quase 2.700 pessoas).
Os recursos foram disponibilizados para duas instituições financeiras – uma para atender o Maranhão e o Tocantins e outra o município de Caçador (Santa Catarina). As famílias podem levantar empréstimos entre R$ 500 e R$ 10 mil, com condições de pagamento especiais e taxas de juros mais baixas.
Assim, as famílias sem acesso a crédito nas instituições financeiras tradicionais podem investir em ações de combate a vazamentos, compra de caixas-d'água, construção e reforma de banheiros, e outras iniciativas que melhoram a qualidade de vida e a relação com os serviços de água e esgoto. A partir das experiências e aprendizados do projeto piloto, adaptamos o projeto ao longo de 2020 para permitir a sua replicação em todas as outras unidades.
O Projeto Reinventar é uma ação educativa direcionada para a formação profissional de mulheres como encanadoras e instaladoras hidráulicas. A iniciativa beneficiou, em 2020, um grupo de 25 mulheres na cidade do Recife (Pernambuco). Nessa primeira turma, 3 alunas são brasileiras e outras 22 são venezuelanas, que chegaram ao país na condição de refugiadas.
O curso de formação teve quatro meses de duração e ocorreu por meio de aulas virtuais (80% da carga horária) e presenciais (20%), seguindo todos os protocolos de saúde para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
O projeto tem como parceiros a Foxtime e o Senai, além do apoio do Pacto Global (ONU), do Instituto Aliança e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A iniciativa já está formatada para ser replicada nas demais unidades e beneficiar mais mulheres em outros estados brasileiros.
Nossa companhia juntou-se ao projeto Máscara + Renda, que viabiliza a produção de máscaras de pano artesanais e promove a geração de renda para artesãs e costureiras nas periferias das cidades. Os recursos destinados pela BRK Ambiental impactaram positivamente cerca de 90 mulheres nos municípios de Araguaína (Tocantins), Limeira, Porto Ferreira e Santa Gertrudes (São Paulo).
A iniciativa, idealizada pela Rede Asta, startup de empreendedorismo social, contou com o apoio de diversas empresas de grande porte no país. Os recursos destinados pela nossa companhia viabilizaram a produção de 135 mil máscaras – 100% delas foram doadas às comunidades de maior vulnerabilidade social.
Nossa companhia movimenta uma cadeia produtiva de grande importância para a geração de empregos e renda nas comunidades. A maior parte das nossas contratações (em torno de 70% dos gastos realizados anualmente) envolve empresas prestadoras de serviços, cujos empregados atuam na manutenção e ampliação das redes de água e coleta de esgoto. No final de 2020, um total de 4.926 terceirizados atuava em nossas operações.
A aplicação do Código de Conduta Ética para Fornecedores é, portanto, fundamental para que os direitos humanos, a ética e o respeito às pessoas sejam praticados em todo o nosso modelo de negócio. Além desse documento, estabelecemos processos de homologação que avaliam documentos formais e informações públicas para garantir a conformidade das empresas que contratamos com as leis e regulamentos aplicáveis.
Desde 2019, conduzimos um processo de homologação documental dos fornecedores classificados como críticos para nossas operações – nessa categoria estão empresas que prestam serviços e as que vendem materiais, equipamentos e insumos. Por meio desse processo, temos engajado nossos fornecedores para manter o compliance regulatório durante toda a vigência do contrato com a nossa companhia. Em 2020, implementamos um projeto piloto para a gestão dos trabalhadores terceirizados em oito unidades (Blumenau, Limeira, Mairinque, Mauá, Porto Ferreira, Rio Claro, Santa Gertrudes e Sumaré). Em seis meses de trabalho, cadastramos um total de 168 contratos em uma plataforma digital, que conta com diversos recursos para assegurar a conformidade das contratações em relação ao recolhimento de contribuições e obrigações trabalhistas. Nosso objetivo é ampliar a utilização dessa ferramenta para todas as demais unidades da companhia até o final de 2021.
Outra evolução que realizamos no ano passado foi a estruturação de um modelo para avaliação do desempenho de fornecedores, que permite aos gestores dos contratos formular e estabelecer planos de ação para a melhoria e desenvolvimento desses parceiros estratégicos para o negócio. Atualmente, 120 contratos vigentes já estão cadastrados e sendo avaliados de acordo com os parâmetros e diretrizes de nossas normas internas.
Todos os nossos fornecedores devem atuar de acordo com as diretrizes e orientações do Código de Conduta Ética para Fornecedores. Anualmente, por meio do nosso Programa de Compliance, realizamos uma avaliação entre nossos fornecedores para identificar se há, nas atividades desenvolvidas, riscos de corrupção, suborno, lavagem de dinheiro, ocorrência de trabalho infantil ou análogo ao escravo e outras ocorrências que possam comprometer a imagem e a reputação de nossa companhia.
Antes de serem contratadas, as empresas passam por um processo de homologação que inclui a aplicação de um questionário e a análise de documentações públicas por meio de um sistema on-line. Em 2020, esse processo de due diligence não identificou nenhum fornecedor com risco de emprego de mão de obra infantil ou práticas análogas a trabalho escravo em suas operações.
Os fornecedores cujas atividades podem ter alto risco de corrupção passam por treinamentos e outras ações de engajamento para fortalecer as diretrizes do nosso Programa Anticorrupção. Além disso, nossos contratos possuem cláusulas específicas sobre anticorrupção, combate à lavagem de dinheiro e proibição de uso de mão de obra infantil ou práticas degradantes de trabalho.
Com a aplicação dessas diferentes ferramentas, buscamos impulsionar nossa visão de sustentabilidade, ética e integridade em toda a cadeia de suprimentos. O envolvimento e a evolução das empresas contratadas são um processo gradativo e contínuo, que ocorre de maneira a garantir a operação da companhia com menores riscos operacionais.
No médio prazo, os dados e análises possibilitados pelos programas de gestão e avaliação de fornecedores também apoiarão a tomada de decisão para que os fornecedores com melhor desempenho sejam reconhecidos e valorizados. Da mesma forma, poderemos substituir as empresas que eventualmente não tenham demonstrado interesse em agregar valor sustentável ao nosso modelo de negócio.