Em 2020, vencemos o leilão promovido pelo governo do estado de Alagoas para prestar serviços de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió, após apresentarmos a maior outorga fixa, no total de R$ 2 bilhões.
35 anos é o prazo da concessão
R$ 2,6 bilhões serão investidos em infraestrutura
13 municípios da Região Metropolitana de Maceió serão atendidos
1,5 milhão de habitantes serão beneficiados
Universalizar (100%) o abastecimento de água em 6 anos
Atender 90% da população com esgotamento sanitário em até 16 anos
Reduzir os índices de perdas dos atuais 59% para, no máximo, 25% em até 20 anos
R$ 790 milhões investidos
+585 quilômetros de rede implementados
R$ 2.382 milhões de receita líquida
R$ 1,1 bilhão emissão de debêntures sustentáveis
R$ 673 milhões de EBITDA
R$ 7,3 milhões investidos em projetos sociais
219 milhões de água tratada distribuída
246 milhões de metros cúbicos de efluentes coletados
Somos uma das maiores companhias privadas no setor de saneamento e estamos presentes em todas as regiões do Brasil, atendendo mais de 100 municípios, distribuídos em 13 estados diferentes. São mais de 16 milhões de pessoas beneficiadas pelos serviços que prestamos e investimentos que realizamos.
Possuímos acionistas com visão de longo prazo e conscientes da importância do saneamento para o desenvolvimento sustentável de um país. A Brookfield, grupo canadense com presença em mais de 30 países, detém 70% do capital social. O FI-FGTS, focado na concretização de projetos de infraestrutura, detém os 30% restantes.
Nossa estratégia está apoiada no desenvolvimento de projetos de saneamento básico por meio de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) de longo prazo.
O prazo médio dos contratos do nosso portfólio atual é de 24 anos e evoluem de acordo com três fases: Desenvolvimento, Investimento e Maturidade.
A primeira fase representa o estudo e a conquista do projeto. Na segunda, realizamos um investimento intensivo para alcançar a universalização e, como consequência, há elevação do nível de alavancagem (Dívida Líquida/EBITDA) da Companhia. A terceira fase caracteriza-se por um reduzido volume de investimentos, aliado a margens EBITDA superiores a 45% e distribuição de dividendos aos acionistas de forma consistente.
O portfólio geograficamente diversificado, com contratos de longo prazo indexados à inflação, resulta em um negócio estável e resiliente. ESG faz parte do DNA da BRK Ambiental e está totalmente incorporado aos princípios fundamentais dos serviços prestados e no centro das decisões de negócios.
Esse modelo de negócio, aliado à eficiência na gestão dos investimentos, permite a mitigação de riscos e impulsiona a geração de valor sustentável no longo prazo para acionistas e agentes financiadores. Assim, construímos e fortalecemos uma companhia resiliente, com capacidade de superar os desafios de curto prazo para entregar um serviço essencial para o desenvolvimento da sociedade.
Presente em 13 estados e mais de 100 municípios, a BRK impacta positivamente a vida de mais de 16 milhões de brasileiros
Em 30 de setembro de 2020, a BRK Ambiental concluiu uma reorganização societária, passando a deter 100% do capital social da subholding BRK Ativos Maduros e da Saneatins (BRK Ambiental – Centro Norte Participações S.A). A reorganização societária resultou em aumento do capital social da companhia de R$ 2,1 bilhões, incluindo aporte de recursos de R$ 523 milhões realizado pelo fundo de investimentos controlado pela Brookfield. Foram mantidos os percentuais de participação atualmente detidos pelos acionistas no capital social da BRK Ambiental.
Nossa companhia obteve sucesso em mitigar os potenciais impactos da pandemia de Covid-19 sobre o nosso negócio em 2020. Além de priorizarmos a continuidade da prestação dos serviços essenciais para a população e a proteção dos funcionários, implementamos diversas iniciativas-chave para a entrega de resultados consistentes, provando a resiliência do negócio apoiada na qualificação e conhecimento da alta liderança.
Entre as principais iniciativas tomadas no período, destaca-se a atuação com diligência para controlar o nível de inadimplência, por meio de aplicação de tecnologia e inteligência artificial nas ações comerciais em resposta à suspensão do corte de clientes com pagamentos em atraso. Também contamos com o planejamento e otimização do Capex, o que viabilizou a continuidade da execução dos investimentos rumo à universalização do saneamento nas localidades onde atuamos.
A receita líquida total (incluindo a receita de construção) em 2020 foi de R$ 2.382 milhões, 5% superior em relação ao ano anterior. A receita líquida operacional aumentou 11% na mesma base de comparação, resultado das novas economias ativas adicionadas e do consequente aumento do volume faturado.
As unidades em fase de desenvolvimento e investimento fortalecem o potencial de crescimento orgânico da BRK
Pelo segundo ano consecutivo, a BRK Ambiental apresentou crescimento de dois dígitos no EBITDA, alcançando R$ 673 milhões em 2020 e um aumento de 19% em relação ao ano anterior. Esse aumento foi impulsionado pelo crescimento da receita operacional somado à redução dos custos e despesas, demonstrando a consistente entrega dos resultados e o êxito das iniciativas do Programa de Eficiência Operacional.
Nossa companhia possui uma dívida líquida de R$ 4.694 milhões, sendo 84% desse total concentrado nas unidades de negócio e suportado pela geração de caixa operacional ou por financiamentos de longo prazo. O prazo médio dos financiamentos das unidades é de nove anos, um perfil suficientemente alongado para mitigar a relação Dívida Líquida/EBITDA de 6,1x. Essa alavancagem leva em conta os 12 meses de resultado da subholding BRK Ativos Maduros (BRK-MA), que passou a ser 100% controlada pela BRK Ambiental após a conclusão da reorganização societária.
Os investimentos totalizaram R$ 790 milhões, apenas 3% menos que no ano anterior, refletindo o impacto em função da pandemia. No segundo semestre de 2020, houve a retomada gradual e aceleração das obras, proporcionando a adição de 50 mil novas conexões e 585 quilômetros de rede.
Em 2020, realizamos a emissão de R$ 3,7 bilhões em debêntures, com o objetivo de fortalecer a estrutura de capital e a liquidez da nossa companhia. Dentre esses títulos de dívida, destaca-se a 8ª Emissão de Debêntures, em duas séries, que totalizou R$ 1,1 bilhão e foi classificada como “debêntures sustentáveis” com base em opinião de empresa independente. Esses recursos foram destinados para composição do capital de giro e refinanciamento da totalidade das dívidas corporativas, com prazos mais longos.
A empresa independente que avaliou as debêntures também conduziu uma avaliação da performance ESG da nossa companhia, considerando as políticas e práticas empresariais adotadas. A conclusão foi a de que atingimos um desempenho em níveis superiores, com um score geral de 3,6 em uma escala máxima possível de 4 pontos.
Captamos, ainda, R$ 1,8 bilhão para o pagamento da outorga da concessão dos serviços de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió (RMM).
Essas captações, aliadas a uma eficiente gestão de caixa durante a pandemia de Covid-19, resultaram em um robusto saldo de caixa de R$ 2,5 bilhões em dezembro de 2020.
Para materializar os objetivos estratégicos e alcançar resultados positivos, nossa companhia busca o máximo de eficiência na alocação dos recursos financeiros, na utilização das competências técnicas e administrativas das pessoas (capital humano) e na priorização dos investimentos que agregam mais valor sob a perspectiva econômica, social e ambiental.
Nossa companhia impacta positivamente a vida de aproximadamente 16 milhões de pessoas em mais de 100 municípios, gerenciando uma rede de 13,6 mil quilômetros para o fornecimento de água e de 15,6 mil quilômetros para coleta de esgoto. Nossos ativos também incluem 47 Estações de Tratamento de Água (ETAs) e 306 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
No dia a dia, colocamos em prática nosso compromisso com a satisfação dos clientes e com a qualidade da água que fornecemos e dos efluentes que tratamos antes do descarte. Todas as nossas unidades possuem um sistema de gestão que monitora esses padrões de qualidade e garante a segurança da população.
Por meio de testes em laboratórios realizados em amostras coletadas em diferentes pontos do processo de tratamento e da rede, avaliamos os principais parâmetros para o fornecimento seguro de água. A quantidade de testes aplicados para garantir essa segurança pode, inclusive, superar o mínimo exigido pelos órgãos reguladores. Na fatura recebida mensalmente, os clientes podem verificar as diversas informações fornecidas referentes à qualidade da água.
Anualmente, publicamos e entregamos aos nossos clientes o Relatório Anual de Qualidade da Água. O documento, em atendimento ao Decreto Federal nº 5.440/2005, informa um resumo sobre a qualidade da água, particularidades do manancial de captação e descrição dos processos de tratamento e distribuição de água.
AReduzir as perdas de água é uma das principais frentes em que trabalhamos para aumentar a eficiência do nosso modelo de negócio. Temos a meta de atingir um índice global (considerando o desempenho de todas as nossas unidades) de, no máximo, 28% até 2030. Esse percentual considera tanto as perdas físicas (como vazamentos) quanto as comerciais (submedições, fraudes e desvios).
ASeguimos em 2020 com a execução das ações do nosso Programa de Redução de Perdas e encerramos o ano com um total de 37,2% de perdas registradas, atingindo a meta do exercício apesar dos impactos da Covid-19 e redução de investimentos. Embora tenhamos alcançado reduções anuais da ordem de 2% nas perdas, ainda consideramos esse patamar elevado. O esforço para chegar a níveis cada vez menores é de longo prazo e, por isso, teremos resultados ainda mais expressivos com a continuidade das iniciativas e dos investimentos previstos.
AUm dos principais projetos executados para redução das perdas técnicas é o do Balanço Hídrico. Ele consiste na instalação de um macromedidor que monitora a entrada e a saída de água de cada setor.
ACom o auxílio desse equipamento, medimos a diferença entre o volume de água disponibilizado e o efetivamente consumido pelos clientes – o balanço hídrico. Esse monitoramento, realizado durante o período da noite (quando a população não consome água), indica os índices de perdas e direciona a priorização das ações de investigação e correção de vazamentos. O projeto já está em funcionamento em sete cidades atendidas pelas nossas unidades.
AAs ações para redução de perdas economizaram 9,5 bilhões de litros de água entre 2018 e 2020. Esse volume abastece uma população de 173 mil habitantes por ano
ACom relação às perdas comerciais, nossa atuação é direcionada para aumentar a eficiência na aferição do consumo (metrologia) e combater fraudes nas unidades ativas. Nessa frente, investimos principalmente na troca de medidores antigos e que geram submedição do consumo, na inspeção de fraudes pelas equipes de campo e na atualização em massa da base cadastral de clientes.
ADesde 2018, realizamos mais de 300 mil trocas de hidrômetros antigos. Esse processo é precedido de uma ação intensiva de comunicação e engajamento dos clientes, para explicar a importância da atualização do equipamento e da medição correta do consumo. Assim, nos últimos três anos, conseguimos adicionar o faturamento de aproximadamente 5 milhões de metros cúbicos à receita da companhia, com um índice de reclamações relacionadas às trocas inferior a 3%.
ANossos agentes comerciais passaram a contar, em 2020, com o Aplicativo de Recadastramento, uma ferramenta digital para ações de inclusão e alteração de dados cadastrais do cliente e da unidade consumidora. Com essa inovação, ampliamos nossa capacidade de gestão de dados comerciais e temos sido cada vez mais eficientes para categorizar os clientes adequadamente em relação à sua categoria de consumo (comercial, industrial, residencial ou público), assim como na realização de atividades operacionais, como as inspeções para combater fraudes.
A300 mil hidrômetros foram trocados desde 2018, adicionando o faturamento de 5 milhões de m³
Além da qualidade na prestação dos serviços de água e esgoto, a satisfação de nossos clientes aumenta à medida que aprimoramos o relacionamento por meio dos canais de atendimento. A digitalização das plataformas e sistemas de relacionamento com os consumidores é uma alavanca para impulsionar esse valor e transformar a maneira como atendemos às diferentes demandas que recebemos.
A pandemia de Covid-19 acelerou o processo de digitalização dos canais, iniciado há um ano. Os atendimentos realizados com algum tipo de interação humana (lojas e call center) caíram de aproximadamente 60%, até 2019, para menos de 30%, em 2020.
A necessidade de fechamento das lojas e de alocar a equipe de call center em home office nos levou a antecipar a entrega dos projetos de digitalização. No início do ano passado, disponibilizamos o atendimento pelo WhatsApp com uma série de serviços acessíveis pelo aplicativo do celular e atendimento por inteligência artificial.
Também estruturamos nossa agência virtual, chamada de Minha BRK, para tornar a experiência digital de nossos clientes mais intuitiva e agradável. O novo canal permite acessar a segunda via da fatura e consultar o histórico de consumo e o resumo da conta, além de outros serviços.
Utilizamos ainda as principais redes sociais para interagir com os clientes, esclarecer dúvidas e solucionar demandas. Nossas páginas no Facebook, Instagram e outras plataformas do tipo são monitoradas e gerenciadas continuamente, divulgando informações relevantes sobre saneamento e recebendo comentários e sugestões.
As plataformas digitais também foram importantes para aprimorar os processos de gestão de débitos. Com o uso de ferramentas para análise de dados, conseguimos promover a categorização de nossos clientes e estabelecer estratégias de cobrança diferenciadas. Parcerias com plataformas digitais, como o PIcPay e o Acordo Certo, ampliaram as possibilidades de negociação por meios digitais.
Esse modelo de atuação teve sua importância acentuada com o cenário da pandemia, dado que muitos de nossos clientes enfrentaram dificuldades adicionais com a perda de renda decorrente da desaceleração econômica. Com o uso da tecnologia, buscamos fortalecer os aspectos positivos e ratificar a relação de parceria que estabelecemos.
O atendimento presencial dos nossos clientes continuará a ser utilizado e aprimorado, mesmo com o crescimento das plataformas digitais. A interação positiva entre nossos funcionários e as comunidades dos municípios que atendemos é uma prioridade para nossa estratégia de negócios. Por isso, continuamos a implementar e desenvolver o Programa Olá! BRK, que utiliza a análise de dados estatísticos para identificar as oportunidades de melhoria que temos nessa frente de atuação. Até o final do ano passado, 18 unidades já haviam sido engajadas e passaram a contar com o suporte da iniciativa para estabelecer meios de atendimento mais satisfatórios. Um dos principais benefícios já percebidos do Olá! BRK é a redução do número de reclamações, por causa da maior resolutividade das questões no primeiro contato e cumprimento dos prazos das ordens de serviço. Em 2020, contabilizamos uma redução de 24,7% no número de OSs atendidas fora do prazo.
O Olá! BRK padroniza o atendimento e capacita as equipes da loja e de campo (serviços comerciais e operação), garantindo a rápida adaptação aos novos processos e protocolos que respondem ao novo cenário. Assim, durante a pandemia, tem sido fundamental o desenvolvimento das equipes para manter a qualidade do atendimento, respeitando os protocolos de segurança.
O ano de 2020 foi marcado pela implementação e consolidação do Sistema de Gestão do Trabalho Seguro (SWMS, na sigla em inglês). Após o período de treinamentos e capacitações realizado em 2019, avançamos na aplicação prática dos processos e das diretrizes do SWMS, identificando oportunidades de melhoria e necessidades de novos investimentos.
O SWMS adota uma metodologia de gestão de riscos e prevenção de acidentes baseada em 5 pilares e 20 elementos estruturantes. Nosso objetivo é identificar as situações com alto potencial de insegurança e definir barreiras de controle, de proteção e de suporte adequadas para controlar ou eliminar as situações com maior potencial de acidentes graves ou fatais.
A participação e o envolvimento das lideranças são fundamentais para a evolução e aplicação do SWMS. Criamos comitês que se reúnem mensalmente para discutir temas relacionados à segurança nas operações e ao andamento da implementação do SWMS. Nas unidades, esses comitês são liderados pelos Diretores de Contrato (DCs) – o executivo com o maior poder de decisão em nível local. Em nosso escritório corporativo, no município de São Paulo, o comitê central é liderado pelo Vice-Presidente de Operações e tem o papel de avaliar a evolução do modelo de gestão em toda a companhia.
O SWMS, focado na segurança operacional, abrange todas as unidades e o escritório corporativo da BRK
Diante da incerteza sobre as formas de contaminação pelo novo coronavírus, criamos um procedimento de paramentação e desparamentação para os trabalhadores que executam atividades estando próximos ao esgoto coletado.
Utilizamos uma vestimenta plástica com maior nível de proteção e descartável. Por meio de vídeos tutoriais, orientamos os profissionais sobre como colocar o equipamento e fazer o descarte adequado após o uso.
O novo processo mostrou-se tão efetivo para diminuir o risco de contaminação biológica que continuou a ser utilizado pelas unidades nas atividades executadas em redes coletoras de esgoto. Adotamos esse procedimento por ter sido detectada carga viral nos efluentes, mesmo sem haver confirmação científica de que havia risco de contaminação pelo contato com o esgoto.
O SWMS abrange 100% de nossas unidades e orienta o trabalho tanto dos nossos funcionários quanto dos terceirizados contratados por empresas prestadoras de serviços. Para engajar nossos fornecedores e garantir a aplicação dos processos e ferramentas previstos, elaboramos o Manual de SSMA para Empresas Contratadas. Antes de formalizarmos a contratação, as empresas recebem o documento e devem comprovar o cumprimento e adequação aos nossos procedimentos e padrões operacionais.
Além disso, conduzimos workshops com os fornecedores para apresentar o SWMS e seu funcionamento. Esses encontros são utilizados para mostrar aos líderes das empresas os procedimentos de segurança, tirar dúvidas e reforçar as vantagens competitivas que nosso modelo em gestão de segurança possui. Em 2020, aproximadamente mil prestadores de serviço foram capacitados no SWMS.
A implementação do SWMS tem proporcionado o aumento da segurança em nossas operações. Em 2020, o número de acidentes de alto risco diminuiu 44% na comparação com o ano de 2018. No mesmo período, houve redução de 35% na taxa de frequência dos acidentes e de 24% na frequência de acidentes com afastamento. Além disso, há quatro anos consecutivos não há ocorrência de nenhum óbito de funcionários e prestadores de serviços decorrente de acidentes nas atividades. Em contrapartida, a taxa de gravidade aumentou em 54% em relação a 2018.
Para alcançar a universalização do saneamento de forma sustentável no Brasil, apenas a realização de obras e a ampliação das redes não são suficientes. A inovação e a incorporação de novas tecnologias ao setor são imprescindíveis para reduzir os impactos ambientais e ampliar os benefícios para a saúde e a qualidade de vida das populações, mantendo a geração de valor para os investidores.
Em nossa companhia, criamos uma cultura voltada para a inovação que abrange todas as áreas operacionais e administrativas, com foco no incentivo à geração de ideias e ao compartilhamento do conhecimento entre as unidades que atendem os municípios. O investimento que realizamos em inovação também tem crescido seguidamente, com foco em projetos que ampliem o retorno obtido com o aprendizado a partir de novos modelos de negócio.
Nossa forma de estimular e praticar a inovação foi reconhecida, em 2019 e 2020, com o recebimento de um dos principais prêmios de inovação corporativa do Brasil – o Prêmio Valor Inovação.
O Prêmio é uma parceria entre a consultoria Strategy& e o jornal Valor Econômico, com apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Na edição do ano passado, fomos reconhecidos por diferentes projetos e iniciativas desenvolvidos em cinco pilares da cadeia de inovação das empresas:
• Intenção de inovar
• Esforço para realizar a inovação
• Resultados obtidos
• Avaliação do mercado
• Geração de conhecimento
A incorporação de tecnologias inovadoras para os processos de tratamento de esgoto agrega benefícios econômicos e ambientais ao nosso modelo de negócio. Fomos a primeira empresa do Brasil a adotar o sistema Nereda®, desenvolvido e patenteado na Holanda, para ser utilizado em nossas ETEs.
A tecnologia disruptiva promove o tratamento de esgoto em nível terciário, que é a remoção extensiva e simultânea de carga orgânica e de nutrientes (fósforo e nitrogênio). Seu custo de investimento é o mesmo de plantas de tratamento secundário – remoção apenas de carga orgânica. O custo operacional é cerca de 30% menor em relação a processos tradicionais de tratamento, como o de lodo ativado. Além disso, uma planta Nereda® requer uma área 40% menor em relação aos modelos convencionais.
Um dos principais benefícios ambientais está relacionado à pegada de carbono das nossas operações. A tecnologia Nereda® resulta em uma redução de até 90% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em relação aos processos tradicionais de tratamento de esgoto. Atualmente, três ETEs já estão equipadas com a inovação e nossa meta é chegar a um total de sete até 2025.
A tecnologia Nereda® reduz a emissão de GEE, ocupa menos espaço e tem custo operacional menor em comparação aos modelos convencionais de tratamento de esgoto
Outra tecnologia inovadora em implementação é o sistema de infusão de oxigênio. Com essa solução, os efluentes são aerados sem necessidade de uso de sopradores para produção de bolhas, o que permite um maior tempo de detenção do oxigênio nos tanques das ETEs e propicia maior período de exposição e contato do gás com a microbiologia dos lodos ativados.
A principal vantagem é a redução do consumo de energia no processo de aeração dos tanques. Os sistemas convencionais, compostos de conjuntos de sopradores de ar, difusores e tubulações, respondem por até 90% do consumo total de energia em ETEs que funcionam com o processo de lodo ativado.
A inovação também tem potencial para contribuir com a questão dos resíduos das ETEs, em especial o lodo dos tanques de tratamento. O lodo desaguado das ETEs possui até 80% de água em sua composição e a diminuição da destinação desse material para aterros tem sido buscada por meio de duas soluções em fase piloto.
Uma delas é o sistema de secagem solar, com estufas de baixo consumo energético e que produz um material final com 90% de sólidos e apenas 10% de água, possibilitando a redução dos custos com transporte e disposição.
A tecnologia Lodologic, por sua vez, promove a secagem com a adição de reagentes oxidantes e secadores térmicos. A utilização de compostos à base de nitrogênio, fósforo e potássio transforma o lodo seco em um rico subproduto possível de ser utilizado para adubação de solos agrícolas, permitindo a sua reutilização em outra cadeia produtiva.
O Prêmio BRK Transforma é uma das ações que realizamos para incentivar e reconhecer as práticas inovadoras criadas por nossos funcionários. A premiação possui três categorias diferentes – Institucional, Gestão e Técnica. Os vencedores são escolhidos, anualmente, com base no alcance de resultados tangíveis e intangíveis sob a perspectiva da geração de valor econômico, social e ambiental.
Em 2020, 50 projetos foram inscritos no Prêmio BRK Transforma, originados em 13 de nossas unidades. Todas as nossas operações são estimuladas a participar e queremos aumentar ainda mais a adesão no próximo ano.
Nossa visão para a inovação se amplia com o envolvimento de jovens conectados ao futuro da água e ao nosso propósito de transformar a vida das pessoas garantindo água e saneamento de qualidade. Por isso, apoiamos a iniciativa Water Inovation Lab Brasil (WIL Brasil), coordenada pela ONG canadense Waterlution, desde o início de sua realização no país, em 2017.
Os laboratórios de inovação da água são um programa de treinamento para jovens entre 18 e 35 anos que apresentam ideias inovadoras para acelerar a implementação das metas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) números 6 – Água Potável e Saneamento e 14 – Vida na Água.
Em 2020, o WIL Brasil promoveu a pré-aceleração de três projetos desenvolvidos na edição anterior e selecionados para receber recursos semente destinados pela BRK Ambiental. As ideias foram aprofundadas com o apoio do centro de inovação CESAR, do Recife (Pernambuco), e puderam apresentar um produto minimamente viável (MVP) no Demo Day realizado em junho do ano passado.
A quarta edição, impactada por causa da pandemia, foi realizada por meio de encontros 100% on-line. Os inscritos participaram de quatro eventos virtuais que tinham a inclusão, a diversidade e a equidade como temas transversais. O objetivo foi promover a colaboração para criar ideias e soluções que usem a água como catalisador de um processo de mudanças para redução das vulnerabilidades e diferenças.
A tecnologia contribuiu para ampliar o alcance dos debates e painéis, com transmissão pela internet. As lives realizadas tiveram uma audiência de quase 3,8 mil visualizações, incluindo espectadores de outros países.
Ajusta Água
sistema automatizado para atualização cadastral e diminuição das perdas nos sistemas de abastecimento de água por meio de georreferenciamento
Relodobr
reutilização do lodo residual das ETEs para criar pellets para uso em caldeiras da indústria têxtil
Oxente, Água É da Gente
educação inclusiva para melhoria da reutilização da água na agricultura em comunidades do semiárido
Nossa estratégia de recursos humanos é desenvolvida para que a geração de valor para o negócio ocorra pelo protagonismo e pela entrega de todos os funcionários, independentemente de cargo ou local de trabalho. O respeito às pessoas é um de nossos valores corporativos, traduzido pela empatia, pela criação de oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional e pela valorização da diversidade e da inclusão.
Um total de 5.527 funcionários trabalha em nossa sede, na cidade de São Paulo, e em mais de 100 municípios que atendemos. O modelo de gestão que praticamos para o nosso capital humano está apoiado sobre três pilares:
• Capacitação para atrair, desenvolver e reter talentos
• Fortalecer comprometimento & engajamento
• Alavancar a performance
No âmbito da capacitação, uma das principais alavancas de desenvolvimento que possuímos é a Academia de Líderes BRK. Os módulos de treinamento e capacitação dessa plataforma trabalham temas fundamentais para a geração de valor alinhada à estratégia de negócios. Em 2020, adaptamos as formações para ocorrerem 100% no ambiente digital e tivemos sucesso para engajar nossos diretores, gerentes e coordenadores.
Também estruturamos um novo programa de formação, chamado Jornada de Sucessão. Nessa frente, temos o objetivo de formar sucessores de Diretores de Contrato (os líderes das unidades de negócio), pensando no crescimento sustentável de nossas operações.
Em 2020, realizamos nossa primeira pesquisa de clima organizacional com os funcionários. Tivemos o apoio da consultoria GPTW – Great Place to Work, uma das mais reconhecidas para esse tipo de diagnóstico, e alcançamos um índice geral de 80% de nível de confiança.
Mais de 3,5 mil funcionários responderam à pesquisa interna, com perguntas divididas em cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.
Os resultados da pesquisa foram desdobrados por áreas e permitiram a elaboração de planos de ação que serão implementados a partir de 2021, com o objetivo de aumentar ainda mais o reconhecimento e a satisfação das nossas pessoas. Nosso objetivo, com essas ações, é alcançar a certificação GPTW como umas das melhores empresas para trabalhar no Brasil.
O foco no desenvolvimento das pessoas também direciona os programas para atrair jovens conectados ao nosso propósito e interessados em se desenvolverem profissionalmente no setor de saneamento. O Programa de Estágio, com dois anos de duração, é a porta de entrada para esses talentos em nossa companhia.
Em setembro do ano passado, mesmo com as adversidades da pandemia, lançamos nosso Programa de Estágio 2021. Oferecemos 95 vagas a estudantes de diferentes carreiras em 21 municípios. Um destaque é a diversidade que temos alcançado entre os inscritos: de um total de 18 mil interessados, 58% eram mulheres, 59% se autodeclararam como pretos e pardos, 5% tinham 30 anos ou mais de idade e 15% afirmaram ser LGBTQ+.
Nossa companhia abre oportunidades para que os funcionários assumam novos desafios em suas carreiras. Conduzimos em 2020 um programa piloto para identificar e preparar, por meio do programa Jornada de Sucessão, potenciais sucessores para ocupar os cargos de Diretores de Contratos.
As unidades com modelos de negócio mais complexos foram selecionadas e os funcionários escolhidos começaram a participar de um processo estruturado com atividades em cinco etapas: Assesment, Estruturação do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), Desenvolvimento On-Line e Mentoria. Em 2021, expandiremos esse programa de sucessão para as diretorias das áreas corporativas, em São Paulo.
O desenvolvimento de sucessores é essencial para o plano de crescimento da companhia. Além de assegurar o desenvolvimento de pessoas alinhadas aos nossos valores para ocupar os cargos atuais, estruturamos um banco de talentos apto a dar suporte à conquista de novos negócios nos próximos anos.
vOutro programa voltado para o desenvolvimento dos funcionários é o +Oportunidade, que divulga vagas disponíveis em nossa companhia e fortalece as ações de recrutamento interno. No ano passado, a plataforma possibilitou que 77% das 142 vagas abertas fossem preenchidas com pessoal interno.
A pandemia de Covid-19 provocou uma mudança muito rápida e abrupta em nossa forma de trabalhar. Em apenas uma semana depois do início da doença no Brasil, praticamente todos os funcionários que atuavam nos escritórios da empresa passaram a trabalhar em suas casas, para reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus.
Por isso, desde o início, buscamos alternativas para manter a interação entre as pessoas por meio das ferramentas tecnológicas e canais de comunicação internos que possuímos. E, assim, nasceu o programa Em Rede – Conhecimento que Gera Valor, reunindo uma série de iniciativas voltadas para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos empregados.
No início, as atividades estavam direcionadas à divulgação de informações sobre o negócio e as orientações para o cuidado com a saúde. As mensagens da nossa CEO eram divulgadas a todos os funcionários por e-mail, áudios e vídeos no WhatsApp e todos os outros meios necessários para a efetividade da comunicação.
Com a persistência do distanciamento, contratamos uma psicóloga para fazer palestras sobre temas atuais – como educação dos filhos na pandemia, equilíbrio da saúde emocional e outros desafios provocados pelo cenário. Além disso, passamos a oferecer sessões virtuais de meditação para os funcionários equilibrarem suas rotinas profissionais e pessoais dentro de suas casas.
A criação do Em Rede abriu oportunidades para um novo modelo de interação entre nossos funcionários. Utilizando a plataforma digital de comunicação, os empregados que dominam alguma habilidade específica (fotografia, música etc.) passaram voluntariamente a oferecer cursos para ensinar os colegas. Assim, aproveitamos a oportunidade para incluir aspectos técnicos nesse novo formato e viabilizamos a troca de conhecimento sobre assuntos relacionados à nossa operação entre especialistas e funcionários de outras áreas.
Implementamos, também, o Programa Viva Bem, ação de apoio aos funcionários e seus familiares que fornece aconselhamento especializado em saúde, suporte emocional e finanças pessoais.
Em 2020, o Em Rede viabilizou a realização de 77 turmas e a participação de 3.563 funcionários nas atividades